PERIODONTIA

 

      Periodontia é a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. É formado por osso alveolar, ligamento periodontal e cemento.

      As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, como a gengivite e periodontite. Essas doenças são causadas pela presença de placa bacteriana e tártaro.

      Doenças gengivais são doenças que caracterizam-se por processos inflamatórios nos tecidos periodontais (gengiva, osso que sustenta o dente e o ligamento periodontal, espécie de elástico que une o dente ao osso). Na Gengivite não há alteração óssea, pois a inflamação só atinge a gengiva. No caso da Periodontite, ocorre a reabsorção do osso alveolar, podendo levar à mobilidade, migração do dente e até a sua perda.

      O uso do Ultrassom associado a raspagem com instrumentos manuais removem o tártaro e o jato de bicarbonato de sódio remove a placa bacteriana e as manchas impregnadas sobre os dentes.

      Outros procedimentos relacionados a Periodontia: Enxerto Gengival, Frenectomia Lingual, Frenctomia Labial, Gengivectomia, Gengivoplastia e Aumento de Coroa.